o primeiro homem 2

Filme do diretor Damien Chazelle (la la land) mais conhecido por fazer parte dos diretores da “moda”,  retrata a vida do primeiro astronauta a pisar na lua, Neil Armstrong, Damien trouxe para as telas uma bela produção cinematográfica, uma mistura de imagens reais (filmadas em 1969, período do acontecimento) e cenas muito bem feitas, optando na maior parte do tempo pela câmera subjetiva (olhar do personagem), aumentando a realidade da história.

O primeiro homem retrata uma busca desenfreada da NASA e de Neil Armstrong (Ryan Gosling, La La Land) para chegar à lua primeiro que os soviéticos. Apesar de ser um filme bem “patriota”, o que pode causar um pouco de irritação para certo de tipo de público, o filme retrata de forma fiel as “experiências da NASA” e indo pouco além, também retrata uma personalidade persistente, heroica, dedicada e disciplinada de “Neil Armstrong”.

O filme apresenta uma direção bem pensada, como por exemplo; planos ‘subjetivos’ e momentos em que o som é quase mudo o que enfatizando o suspense, se o homem conseguirá chegar a lua ou não! Além disto, o diretor Damien Chazelle opta por fazer cenas com vários movimentos giratórios em belos planos detalhes (o que torna a cena mais real, fazendo o telespectador sentir como se estivesse no espaço).  

Já o protagonista Ryan Gosling é fiel à figura de Neil Armstrong, representa bem a personalidade dele, dando emoção e vivacidade. O primeiro homem é um filme patriota que segue a risca as conquistas dos norte-americanos, bem organizado e bem estruturado oque deve render algumas indicações ao Oscar, pelo menos de melhor direção. A dica é: Assista ao filme na maior tela de cinema possível! Para que possa aproveitar esta incrível direção e assim sentir-se como se estivesse no espaço.