Screenshot_20181023-232531

Filme original da República da Sérvia, país Europeu localizado no Sudeste da Europa “Shade – entre bruxas e heróis” do diretor Sérvio Rasko Miljkovic, conta a história do garoto Jovan (Mihajlo Milavic) que sofre de uma paralisia cerebral, o que o impossibilita de ter total controle de suas pernas, porém ao conhecer a jovem Millica (Silma Mahmuti) tem uma aventura sem limites que só sua imaginação pode criar.

Tendo classificação indicativa de 10 anos, o filme é bem didático, o diretor aborda temas como o Buylling, o preconceito e principalmente a visão de jovens de 10 a 15 anos. Por um lado, vemos a figura do menino Jovan que em seu habitar é coberto pelo amor e preocupação dos pais por ser uma criação com deficiência física, por outro, temos o retrato da coadjuvante Millica, que sofre com a separação dos pais e distorce a realidade em torno deste motivo.

Shade – entre bruxas e heróis é um retrato real de crianças entrando na pré-adolescência, entre brincadeiras e problemas socioculturais o filme se expressa de forma supersensível. O diretor Rasko Miljkovic traz elementos bem interessantes, ele associa a força da imaginação das crianças como válvula de escape para fugir dos problemas.

Além de ser um filme bonito e com uma arte linda, a direção também não fica atrás, as cenas de ação que apresenta o herói “Shade” são bem-feitas (nem parece que estamos vendo um filme Sérvio). Como já foi prometido para os telespectadores, esta edição da 42º Mostra Internacional de cinema traz novos diretores com grandes potenciais, Rasko Miljkovic é um deles! Portanto se quer assistir ao um filme com a família e com seu filho de 10 a 15 anos, esta é uma boa oportunidade.

A próxima sessão de “Shade – entre bruxas e heróis” será no SESC-OSASCO no dia 25 de outubro às 20:00. Acompanhe a programação no link abaixo:

Programação da 42ª Mostra Internacional de Cinema clique aqui!

De 18 a 31 de outubro, acontece a tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante duas semanas, serão exibidos 336 títulos