cinema nickelodens21

Passados 31 anos após sua estreia “Os Intocáveis” ainda deixa marcas no cinema mundial! Sua simplicidade de cores que mais parecem o retrato de uma Alemanha nazista, o seu aspecto lúcido e genial de retratar o maior gangster de todos os tempos, sua inteligência de recorrer aos mais complexos efeitos de câmera e belas características não verbais.  Brian De Palma (Scarface 1983, Carrie, a estranha 1976 e Missão impossível 1996) deixa um pouco do seu melhor na história do cinema Hollywoodiano.

Roteiro e elenco

cinema nickelodens20

 Os Intocáveis retrata a história do maior gangster de todos os tempos, “Al Capone” interpretado por ninguém menos que Robert De Niro (rei dos filmes de gângster) o mafioso controla a cidade de Chicago. O agente Elionet Ness (Kevin Costner) tenta derrubar Al Capone e até seus melhores esforços falham por causa da corrupção que se espalha na polícia da cidade. Recrutando um grupo de elite de policiais que não serão corrompidos, incluindo o policial Jimmy Malone, Ness renova sua determinação para prender Capone.

A Paramount pictures comprou a patente dos “intocáveis”, que foi uma série de TV pelo canal ABC exibida em 1959 até 1963. A escolha de Brian De Palma foi criar um roteiro diferente da série. Esta responsabilidade foi passada para o dramaturgo “David mamet” que optou em retratar Os Intocáveis em 4 personagens e não em mais, sendo todos diferentes e cada um com o seu valor no roteiro.

A escolha do elenco foi realizada a dedo pelo diretor De palma, inicialmente quem interpretaria o papel de “Al Capone” seria o ator Bob Hoskins. Porém “De Palma” insistia com a Paramount que o papel do personagem deveria ser interpretado por alguém de peso e trouxesse toda tensão de “poderoso” que o papel precisava. A produtora Paramount não tinha preferência em atores estrelas, foi a partir daí que a ideia de escolher o ator Kevin Costner (pouco conhecido na época) nasceu. De Palma fez uma pesquisa de campo, conversou principalmente com Steven Spielberg, todas as conversas ajudarão na escolha do elenco.

As 4 forças; Sean Connery, Kevin Costner, Andy Garcia e Charles Martin Smith foram parte do fio condutor que construiu este roteiro. Sean Connery o mais experiente entre eles, interpretou um policial urbano insatisfeito com sua profissão, que recebe um convite de Eliot Ness para participar do grupo de elite de policiais que iriam prender “Al Capone”. Já o ator cubano naturalizado americano Andy Garcia, possui traços italianos fortíssimos, interpretou um franco atirador. Já Charles Martin interpreta um “contador” que ajuda a prender Al capone por sonegação de impostos, De Palma lhe dá um papel cômico e bem interessante. Vamos a análise do personagem de Kevin Costner, principal responsável pela prisão de Al capone. O que lhe rendeu uma bela fama por este papel.

Albert H. Wolff, o único integrante vivo dos verdadeiros intocáveis, trabalhou como consultor do filme, auxiliando o ator Kevin Costner em como Eliot Ness deveria ser caracterizado nas telas.

Direção

cinema nickelodens26

Além de um belo roteiro, “Os intocáveis” possui uma base bem construída na questão de direção. O diretor De palma usa e abusa de equipamentos como grua, travelling, câmera na mão e planos gerais bem complexos.  Em uma das cenas o diretor montou um plano sequência (filmagem sem corte) muito bem feito, no Making Of do filme o diretor citou que a produção ficou das 08:00 da manhã até às 17:00 horas somente para preparar a cena. Em outra cena o diretor optou por trabalhar com a “câmera subjetiva”(câmera na mão com o olhar do personagem)  em que retratava a morte de um dos personagens, chega ser emocionante!

Trilha Sonora

cinema nickelodens23 

Já a trilha sonora é composta por ninguém menos que Ennio Morricone, que já trabalhou em diversos trabalhos como por exemplo; Cinema paradiso (1988), Era uma Vez na América (1984) e Django Livre (2012) reconhecidíssimo por seus trabalhos. Ennio possui uma sensibilidade única! Ele faz dos intocáveis ainda mais emocionante e conduz totalmente a trama através de suas belas músicas instrumentais.

Arte e fotografia

cinema nickelodens24 

Como na maioria dos filmes, a verba oferecida sempre é menor do que é gasto. O filme não possui muita qualidade de resolução, logo os detalhes de adereços são deixados de canto, o diretor De Palma logo sacou essa charada e trabalhou bastante com a textura de roupas e adereços.  Alias às roupas utilizadas por Robert De Niro interpretando Al Capone são cópias idênticas da roupagem verdadeira do gângster. Como o filme se passa em 1930 muitas coisas foram escondidas, como por exemplo o hotel retratado em cena, que na época atual virou uma universidade, foi filmado somente a fachada do local. A direção de arte também optou por trazer vários carros de época e usá-los 2 a 3 vezes.

Visão do diretor Brian De Palma

 Brian De Palma é um diretor de extrema experiência, que adora trabalhar com muito sangue nas cenas e que costuma dar foque no suspense e na tensão dos personagens. Em uma das cenas o diretor fez uma referência ao filme ‘Encouraçado de Potekim’ de Serguei Eisenstein, De palma mitou refazendo a cena do bebê caindo nas escadas e sua mãe enlouquecida atrás dele.

“Os intocáveis” retrata um período de Hollywood conhecido como “filmes de gângster” o que por muito tempo permeou a história do cinema norte-americano.