Criada em 2011 após reuniões realizadas nos Festivais de Cinema de Paulínia, Gramado e Brasília, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine é resultado de uma iniciativa histórica: é a primeira entidade nacional a reunir os críticos de cinema de todas as regiões do país.

A Abraccine atua com ênfase na elevação da crítica cinematográfica no país, promovendo as diversas formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. A entidade ainda organiza um prêmio anual, júris em diversos festivais de cinema, publica livros especializados, promove cursos e seminários, e trabalha pela inserção da crítica nos mecanismos de discussão das políticas pelo cinema brasileiro.

Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

IMG-20181022-WA0004

Entre os dias 18 e 31 de outubro foi realizada na capital paulista a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O júri da crítica organizado pela Abraccine, formado por Roger Lerina, Bruno Ghetti, Isabel Wittmann, Filipe Furtado e Cecilia Barroso, elegeu “Meio Irmão”, de Eliane Coster como o melhor filme de diretor estreante na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Justificativa:
“Pelo olhar atento e curioso sobre a juventude na periferia das metrópoles, com uma abordagem crua, porém humanista de seus personagens e das novas constituições familiares, destacando ainda a atuação dos jovens protagonistas, o júri concede o Prêmio Abraccine para ‘Meio Irmão’, de Eliane Coster.”

* Foto: Karina Almeida

View original post