Bernardo Bertolucci era cineasta, roteirista e poeta.

bernardo bertolucci.jpg

Nesta Segunda-feira (26) morre aos 77 anos o cineasta Bernardo Bertolucci, que foi encontrado em sua residência em ‘Roma’. Os médicos não apontaram a causa do falecimento, mas o jornal “Corriere Della Sera” citou em sua publicação que a causa da morte foi um “câncer”.

Bernardo Bertolucci nasceu em 16 de março de 1941, em Parma. Conhecido por ser um cineasta ‘polêmico’, ‘poético’ e ‘sexuado’, Bernardo produziu filmes como: O último Tango Em Paris (1972), Assédio (1998, LEIA A CRÍTICA), O último imperador (1987), os sonhadores (2003), Antes da revolução (1964) e outras dezenas de longas, seu último filme foi “eu e você em 2012.

Bernardo Bertolucci começou sua carreira artística como ‘poeta’, ganhando alguns prêmios na literatura, logo depois decidiu trabalhar com cinema, em 1961 participou como ‘assistente de direção’ no filme Accatone – Desajuste Social. Em 1962 dirigiu o seu primeiro filme “A morte”.

Além de Bernardo Bertolucci produzir dezenas de filmes, também trabalhou com grandes atores, como por exemplo; Robert De Niro, Burt Lancaster, Gérard Depardieu, Marlon Brando, Keanu Reeves e assim por diante. Bertolucci era único! Sempre fez filmes com teor político, poético, erótico e psicológico, Bernardo Bertolucci passou os últimos anos de sua vida em cima de uma cadeira de rodas (o que nunca tirou o seu jeitão único e especial de fazer cinema).