images (23)

Tudo nasce de uma ideia, um sonho, um objetivo, uma referência e principalmente uma “bagagem literária”. Quantos livros você já leu? Quantas obras já assistiu? Qual é sua experiência no meio artístico? Essas perguntas é o que permeia a lacuna entre um roteiro bem sucedido e um roteiro mal escrito.  No ramo AUDIOVISUAL normalmente quem toma conta das melhores produções é basicamente “os mais experientes!”, pois a montagem de um roteiro é nada mais que a construção de uma vida!

images (22)

Fio da meada

Ao andar pela rua podemos observar; pessoas, veículos, prédios, casas e comércios, você já parou para observar? Já parou para pensar quantas histórias existem ali? Tudo que podemos visualizar pode se tornar “1 fio da meada” um pequeno fio para contar uma história inteira e transformá-la em roteiro!

Seja uma ideia, uma referência ou uma adaptação, todas devem seguir uma linha de raciocínio, uma hierarquia; começo, meio e fim. Porém não se deve pensar somente nisto! Devemos produzir alguns conceitos para a produção do  “roteiro cinematográfico” (veremos nos tópicos abaixo).

2101-7-660x330

Apresentação do conflito

O conflito basicamente é a apresentação do desenvolvimento da estória, o filme gira através do “conflito”, o conflito é o objeto de condução da história, por exemplo:

Rocky: Um Lutador  | Conflito

Um lutador de box decadente recebe a oportunidade da vida dele, lutar com o atual campeão mundial “Apollo Creed”.

Podemos observar que a palavra “conflito” não está dentro de seu significado! É apenas uma palavra de expressão (literalmente a condução da história).

Desenvolvimento do conflito

Agora que já sabemos o que significa “CONFLITO”, podemos dar procedência ao item seguinte. O desenvolvimento do conflito é o efeito que o conflito irá causar nos personagens, é simplesmente o desenrolar da história.

Rocky: Um Lutador | Desenvolvimento do conflito

Rocky enfrenta os seus conflitos internos e é obrigado calar seu ego e ir atrás de um ‘treinamento duro’ (somente assim conseguirá enfrentar Apollo Creed) com o seu antigo treinador Mickey.

Mesmo que o roteiro aborde outros temas como a inclusão dos personagens: Adrian e seu irmão Paulie, isto não é tão “impactante” a ideia do conflito permanece a mesma. A luta contra Apollo Creed!

Solução do conflito

Vamos agora ao último termo, o ápice! a resolução do conflito! A partir daqui que podemos analisar de forma crítica o filme.

Rocky: Um Lutador | Solução do conflito

Chega o dia da luta e Rocky enfrenta ferozmente Apollo, desencadeando uma batalha chocante dentro do ringue. Por fim a luta dá empate técnico.

Podemos observar aqui a resolução de todo o conflito -o empate e o fim da ansiedade e aflição da luta! A “solução do conflito” não significa que o protagonista realmente consegue vencer ou não. Só significa o fim desta história.

Storyline

images (1).png

Outro fator que é utilizado na construção do roteiro é o “STORYLINE”. O storyline é o coração do roteiro, cabe ao roteirista criar o roteiro e colocá-lo em 3 linhas (STORYLINE). É de extrema importância! conseguir explicar o filme inteiro em apenas 3 linhas, diferente que sinopse (que é o resumo do filme) este item é o que irá finalizar esta criação. Se este procedimento não for realizado o roteiro não será finalizado.

Também temos que analisar a palavra “Storyline” que atua em duas áreas; diretamente no roteiro escrito e no processo de análise da obra.

Arco dramático

Identificamos agora a necessidade de trabalhar em cima dos ‘personagens’ e como eles irão reagir ao conflito. O arco dramático é um gráfico que aponta o “checkpoint” (virada emocional) dos personagens ou propriamente do filme. Verifique o exemplo abaixo:

Como-fazer-um-Roteiro-Curva-Dramatica-Classica-711x400

Podemos verificar que os pontos de maior ‘emoção’ do filme é a cena clímax é onde acontece a cena D (por exemplo a cena da luta de Rocky) e logo depois vem a solução do conflito.

Conclusão

Estes são apenas alguns itens para elaborar um roteiro, também não podemos esquecer do processo de criação do “personagem” e do argumento. A maior parte das histórias são baseadas na ‘Jornada do herói’.

Um roteiro cinematográfico vai além destes conceitos, temos que pensar também no processo de criação do tripé literário:Roteiro literário, Roteiro decupado e Roteiro técnico cada um exerce uma função fundamental para um projeto de alta qualidade.

Portanto  o “roteirista” é a pessoa mais importante do filme (depois do diretor cinematográfico), no Brasil infelizmente a profissão não é muito reconhecida.