Stanislaw Szukalski4343

estrelas4

Estreou nesta sexta-feira (21) mais uma produção original da NETFLIX, o documentário “A Vida e a Arte De Stanislaw Szukalski” é uma coprodução norte americana e polonesa. Dirigido por Ireneusz Dobrowolski, o longa tem o ator Leonardo DiCaprio na produção. Szukalski era famoso por ser um ‘escultor’ e ‘pintor’ polonês, com um talento rebelde, que logo se tornou um gênio do surrealismo comparado muitas vezes com Michelangelo.

Suas esculturas eram incomparáveis, ele reimaginou a arte polonesa criando uma espécie de mitologia própria através de suas pinturas e desenhos. Até meados da 2º guerra mundial Szukalski era um ultranacionalista na Polônia, enquanto nos Estados Unidos era um modernista, após a Polônia sofrer ataques cruéis pela Alemanha nazista, Szukalski acaba perdendo todas as suas obras em um ataque ‘militar’, a parti daí o artista mudou radicalmente, largando de canto o “ultranacionalismo” optando por abandonar a carreira e seguir os últimos 40 anos de vida como pintor; baseando-se nos egípcios, mexicanos, indianos, obras pagãs e principalmente a “ilha de páscoa”.

A NETFLIX mostrou o seu lado mais intelectual e histórico! O documentário é conduzido de forma bem visual, todo momento é mostrado; esculturas, desenhos, pinturas e um vídeo caseiro do próprio Stanislaw Szukalski. O documentário não é nada monótono, é criado “tensão e interesse no público”, o diretor conduziu a história de forma “IMPARCIAL” vendo os dois lados da vida do artista (e é assim que deve ser feito). Também devemos prestar atenção no PRODUTOR ‘LEONARDO DICAPRIO’, que trouxe para o longa diversas fontes especializadas e que tinham ligação direta com Szukalski.

Stanislaw Szukalski também participou da criação de cenários como por exemplo no filme King Kong (1933). “A Vida e a Arte de Stanislaw Szukalski” é um documentário para se fascinar, se encantar, admirar e principalmente reconhecer esse “MICHELANGELO DO SÉCULO XX”