De coprodução; Irlanda, EUA e Reino Unido -A favorita apresenta uma estética básica do impressionismo francês! Dirigido pelo grego Yórgos Lánthimos (o lagosta) o filme é um dos grandes favoritos ao Oscar 2019 e se tornou bem atrativo pelo seu belíssimo elenco composto por: Rachel Weisz e Emma Stone
‘A favorita’ é baseado em fatos reais e conta a história de Ana (Olívia Colman) uma rainha da Inglaterra em 1707 que possui duas suditas Abigail (Emma) e Sarah (Rachel). Ao passar por períodos de turbulência com a crise financeira de seu país, Ana se mostra uma rainha depressiva e com graves problemas. Não tem como não comentar sobre o elenco de ‘A Favorita’, que é interpretado com muita beleza e sutilidade!
Olívia Colman interpreta um rainha bem exótica e com gosto sexual bem apurado! Sua interpretação é bem engraçada e rende ao filme um ‘ambiente’ bem divertido. Já a participação de Rachel Weisz (sou meio suspeito em falar dela), continua ótima como sempre, inclusive este é o segundo trabalho que ela faz com o diretor Yórgos, o primeiro foi em O lagosta.
Se aprofundando um pouco mais nesta direção, o grego Yórgos Lánthimos deixou sua marca! A favorita apresenta temas como a sexualidade e a hierarquia imposta pela sociedade de forma curiosa e extravagante! Essa é uma especialidade deste diretor fantástico.
Portanto, ‘A Favorita’ traz uma bagagem história bem interessante! Apresenta o que chamamos de ‘film de art’ criada pelos Franceses. Sua direção de arte demonstra ser espontânea e bem criativa, todos os seus planos parecem uma obra de arte. Traduzindo… Visualmente é um filme bonito de ser visto! Outro ponto a se analisar é a movimentação de ‘câmera’ que é na maioria das vezes uma ‘panoramica’. Sempre é bom assistir a filmes históricos, pois só nos agrega mais conhecimento.
O filme estreia no Brasil no dia 24 de janeiro.