https://cinemanickelodeons.files.wordpress.com/2019/02/os-incompreendidos.jpg

Em 1959 um renomado crítico do cinema francês resolve largar um pouco o papel e a caneta e botar a câmera nas mãos! A partir daí, nasci o grande fenômeno da NOUVELLE VAGUE           –François Truffaut! O rapaz nasceu no dia 6 de fevereiro de 1932 e se deu por vencido em 21 de outubro de 1984, deixando um legado com mais de 40 filmes. “Os Incompreendidos” nasce no âmbito social da realidade francesa na época, o filme foi bem recebido pelo Oscar e é até hoje aclamado pela crítica.

“Os Incompreendidos” conta a história do jovem parisiense Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud). Cercado por adultos sem consideração, incluindo seus pais que não prestam atenção nele, Antoine passa seus dias com seu melhor amigo, Rene, fazendo planos arriscados para melhorar de vida. Quando um de seus esquemas dá errado, Antoine acaba tendo problemas com a lei e vai ter que enfrentar as autoridades que não simpatizam com ele.

https://cinemanickelodeons.files.wordpress.com/2019/02/os-incompreendidoss.jpgO longa é uma homenagem a André Bazin (Crítico de cinema), que foi o responsável por trazer François Truffaut aos cinemas. Truffaut teve uma infância conturbada, era um jovem rebelde e que vivia roubando coisas… A relação com seus pais não era das melhores, em uma oportunidade Truffaut fugiu de casa pois estava com vergonha de voltar… Essa e várias histórias do diretor foi trazida para o filme “Os incompreendidos”, traduzindo? O filme é  baseado na vida dele!

Porém, em 1959 seus pais não gostaram nada da produção, dizendo que o filme era uma grande “injustiça” e que era ridículo um filme deste teor ser premiado no Oscar. Enfim, verdade ou não? Não importa, pois, a construção narrativa deste projeto é realmente LINDA e sua realidade poética é o que dita essa trama!  François Truffaut foi um dos criadores da NOUVELLE VAGUE, movimento francês que foi criado para definir a nova légua de novos diretores e o realismo francês.

Assista abaixo o filme completo