dogma-cinema-nickelodeons

estrelas3

Estreia nesta quinta-feira (21) o longa-metragem Italiano ‘Dogma’! Que em  2018 foi selecionado para ser apresentado na festa de Cinema Italiano. De aspecto DRAMÁTICO o filme  desempenha o papel de mediador entre as escolhas certas e as escolhas erradas, o projeto foi dirigido por Matteo Garrone (O conto dos contos).

DOGMA ou DOGMAN conta a história de um humilde pai chamado Marcello (Marcello Fonte) que é dono de uma loja que cuida de cães,  porém o valentão do bairro Franco (Adamo Dionisi) vive o perseguindo, sempre exigindo sua companhia. Logo é designado um tremendo confronto entre os dois.  Este ROTEIRO constrói fielmente a figura PATERNA, seja com a filha de Marcello ou com seus cães, sempre é mostrado o seu amor com ambos.

É interessante notarmos que a atmosfera do filme (A primeira cena neste caso) apresenta Marcello cuidando de um cão gigante e que parece ser bem ameaçador, ou seja… Já podemos notar o que o filme deseja mostrar.  Apesar do roteiro ser bem complicado de entender e dar até raiva por causa das decisões estúpidas do protagonista, isso tudo é o que constrói essa trama, seguido das suas metáforas e seus conflitos internos.

Digamos que muitos filmes utilizam de uma ‘LINGUAGEM’ própria, ou seja, um ELEMENTO característico da trama, este longa apresenta um ELEMENTO DE FUGA DO TELESPECTADOR E DO PERSONAGEM, durante o filme inteiro sentimos o protagonista acuado e desolado, porém, quando o vemos com sua filha e os cães isso nos traz um sentimento de LIBERDADE e finalmente é apresentado um ponto de fuga e perspectiva.

Portanto, o filme apresenta um conflito interno e uma mente indecisa sobre as escolhas da vida. DOGMA faz uma releitura clássica das cidades de baixo escalão da Itália, vale a pena assistir e refletirmos  muito sobre essa história de vida.