
Como fazer o meu filme se destacar no meio de tantos? Como criar uma estética atrativa e agradável ao meu público? Qual caminho devo percorrer para vender bem o meu filme? Essas e tantas outras perguntas é o que permeia a cabeça de um diretor cinematográfico, a pergunta correta a se fazer é -Com quem irei trabalhar? A partir desta pergunta o diretor deve decidir quem fará parte do seu “TRIPÉ-IMAGÉTICO” (Ou seja, diretor de arte, diretor de fotografia e diretor)… É aí! que se constrói um produto de boa qualidade AUDIOVISUAL. Entrando mais a fundo neste tema, iremos “dissecar” a mais bela área do diretor de arte o “Concept Art” ou em termo mais abrasileirado “o conceito da arte”!
Concept Art é uma forma de ilustração na qual o foco principal é transportar uma representação visual de um design, ideia, e/ou modo para uso em filmes ou outro produto AUDIOVISUAL. Em termo mais chulo “Concept Art” é a ideia inicial do diretor de arte, é onde se deve testar a “PORRA” toda, ou seja; testar possibilidades para cenário (Entender quais são as necessidades do filme, psicologicamente e visualmente), objetos e personagens (Trabalha o biótipo e sua importância para o filme). Testar escala (tamanho), textura, cores (De acordo com o teor psicológico em cena), clima, iluminação (Foge mais para o lado do fotógrafo, porém, o diretor de arte deve pensar na luz o tempo inteiro também!) e materiais. Fornecer dados para: planejamento de luz, storyboard (enquadramentos de cada plano), cenografia, figurino/maquiagem, pré-orçamento, etc.
Muita coisa não é? Para você ter uma visão mais clara acompanhe as imagens a seguir:
O diretor de arte costuma desenhar suas ideias em cada plano… (Que não é obrigado ser idêntico) Para ter uma noção de textura, formas, cores, enquadramento e necessidade geométrica.
Outra questão a se analisar é o uso de “PONTO DE FUGA E PERSPECTIVA” no Concept art. Afinal, o que é ponto de fuga e perspectiva? Vamos dar um exemplo através do olho do ser humano, ao olhar para um corredor existem linhas ‘invisíveis’ que nos ligam às formas geométricas e estas formas tentam nos levar diretamente para uma saída! Veja no exemplo abaixo:
Ou seja! Ponto de fuga e perspectiva = perspectiva humana de procurar um ponto de fuga em uma imagem, esta técnica é usada o tempo inteiro em filmes, fotografias, pinturas, etc.
Agora vamos olhar um exemplo de “PONTO DE FUGA E PERSPECTIVA” no Concept art:
Entendeu sua importância? É pura atração! (Inclusive, existem cursos só para aprender mais sobre ‘ponto de fuga e perspectiva’). Enfim, este texto foi uma “pitada” da função do diretor de arte (Que abrange muito mais)…. Tomará que tenham gostado deste texto mais acadêmico e mais dinâmico.