https://cinemanickelodeons.files.wordpress.com/2019/03/alemanha-ano-zero-3.jpg

Escrito, produzido e dirigido por Roberto Rossellini ‘Alemanha, ano zero’ (1948) é o marco do neorrealismo italiano  e o auge da carreira deste diretor!  O filme foi produzido em 1947, logo após  a retirada dos nazistas no território filmado. A ousadia do italiano Rossellini foi o ápice do cinema realista.

‘Alemanha, Ano Zero’ conta a história do garoto Edmund Moeschke que vive no período pós-segunda guerra mundial na Alemanha.  O jovem abandonou a escola para tentar sustentar sua família;  sua irmã, seu irmão (Um ex-soldado alemão que não pode sair de casa, se não será caçado pela polícia) e seu pai (Já idoso e impossibilitado de trabalhar).

O cinema realista criado pelo crítico ‘André Bazin’ tinha como principal foco contrapor a teoria ‘formativa’ de Serguei Eisenstein, segundo Bazin o cinema tinha que ser o ‘retrato da realidade’ e deveria trazer um ar de ‘documentário’. Já Rossellini, criou neste filme um pouco dos dois aspecto!  A representatividade do real X a criação de uma família fictícia.  Rossellini foi tremendamente criticado por este filme, pois retrata um pouco a ‘pedofilia’ e uma Alemanha acabada no “pós-guerra.

https://cinemanickelodeons.files.wordpress.com/2019/03/alemanha-ano-zero-2.jpg

‘Alemanha, Ano Zero’ é uma coprodução entre Alemanha, França e Itália. O filme apresenta uma estética de ‘PÓS-GUERRA’. Sempre é mostrado prédios e mais prédios destruídos pela guerra! O diretor Rossellini faz  várias associações em seu filme… Como por exemplo a representatividade do personagem ‘Edmund Moeschke’ (Que é um ator secundário, que foi treinado por um COLT para interpretar um papel que não fugia muito de sua realidade… Traduzindo? Seu personagem de tornou algo  bem real!), o personagem vive desolado e esculachado pela nova sociedade alemã, sua família paga o PREÇO por existir! Coincidência? Ou essa família literalmente representa a Alemanha pós-guerra?

Portanto,  ‘Alemanha, Ano Zero’  é um dos filmes mais importantes da década de 40!  Lembremos que a guerra (De acordo com  cada país) é capaz de mudar as ideias do cinema local, criando até novas teorias. Enquanto a Itália e a Alemanha sofria das consequências da guerra (O que deu início ao neorrealismo italiano) os Estados Unidos (Um dos países vencedores) se sobressaia no cinema.. Dando origem às grandes produções cinematográficas.

‘Alemanha, Ano Zero’ não é um filme fácil de entender (Ainda bem!), Rossellini traz muitas metáforas e associações.

Confira o filme completo: