vingadores-ultimato-poster.jpg

estrelas4

Não tem como não citar “Vingadores Ultimato” sem fazer uma análise externa do filme, ou seja, como a produção se portou diante tamanha responsabilidade? Como o som, direção, montagem, roteiro (deixa para a análise interna), a arte e a fotografia reagiram? Como a Disney distribuiu o longa-metragem mais importante de Hollywood? Como os irmãos russo chegaram a tal conclusão? Essas perguntas irão te conduzir para um entendimento mais complexo desta obra.

Trilha sonora

O primeiro item a se analisar é o “SOM”, ou melhor! Diálogo + música + efeitos sonoros. Estamos falando de ninguém menos que “Alan Silvestri”, compositor musical de filmes como: Vingadores: guerra infinita, jogador N° 1, os Vingadores, capitão América e assim por diante… Este homem com certeza é a pessoa certa para contar essa história através do SOM.

Durante a trama o universo está 50% reduzido! Percebemos que estamos sozinhos com os Vingadores a partir do momento que o “VÁCUO” e o “SILÊNCIO” predomina as cenas. Nos sentimos totalmente induzidos a sentir a redução do universo. Parabéns! Ponto para os efeitos sonoros. Outra questão é a música, o compositor soube fazer uma boa “ambientação” de acordo com cada personagem. Não foi apresentado nenhum ‘SCORE’ (Somente aqueles que já conhecemos), mas por outro lado vimos músicas dos anos 40 predominar o longa e a “ambientação” DRAMA também se sobressai na maioria das cenas.

Lembrando também que “Vingadores: Ultimato” possui as mesmas características de cada personagem (Construída ao longo dos anos). Ou seja! Os diálogos engraçados permanecem.

capitao-america.gif

Arte, fotografia e montagem

O que dizer da direção arte se o filme é quase inteiramente feito de CHROMA KEY? Porém! Hoje em dia os diretores de arte se unam com a pós-produção (Coisa que ainda não acontece no Brasil), sempre é feito um trabalho mais complexo…. Enfim, os irmãos russo não tiveram muita dificuldade neste aspecto, pois permanece a mesma ARTE dos filmes anteriores. Mas sob circunstâncias diferentes.

Vemos agora como a “FOTOGRAFIA” conta o filme, sabemos que a história se passa depois do desaparecimento do universo (50%), todo mundo está chateado e tristes… Logo, a fotografia tenta estender a luz escura através dos personagens. Ampliando ainda mais essa TRISTEZA.

Já o maior cargo fica na responsabilidade de Dan Deleeuw, supervisor de efeitos visuais. Nada é deixado de lado!  O FILME desempenha tecnologia de ponta o suficiente para agradar qualquer um.

Direção

Finalmente chegamos na parte mais importante. A direção de Joe Russo e Anthony Russo. Primeiro temos que citar que o filme é inteiramente filmado pela câmera IMAX, tecnologia de ponta. Aliás, é o primeiro filme Hollywoodiano filmado 100% com essa câmera.

capita-marvel.gif

A dupla soube criar uma narrativa temporal, de forma que deixassem uma bela homenagem aos Vingadores. As lutas foram um pouco mais reais do que o último filme (Trabalho desempenhado por James Young – coreógrafo de lutas e Sam Hargrave – coordenador de dublês), podemos ver uma base grande de muitas artimanhas que a movimentação de câmera pode proporcionar.

Definir a “direção” de Vingadores é algo colossal! Seria algo totalmente indefinido…. Seria possível comentar 100% somente se eu estivesse presente no set de filmagens. Os irmãos russo vem proporcionando uma revolução no universo da Marvel, com certeza, hoje eles mudaram a história do cinema americano.

Distribuição

A distribuição de Vingadores: Ultimato é comandada pela Disney (Buena vista). O que dizer sobre isto? Dinheiro com certeza não faltou! Ahahahah… A anos já esperávamos o desfecho final da saga Thanos, tudo foi elaborado de forma suspeita, mesmo com tantos Spoilers e confissões. A Disney se saiu muito bem na hora de segurar as rédeas e proporcionar a imprensa e ao público final um filme espetacular.

O longa foi exibido na segunda-feira (22) para os jornalistas e estreou hoje (25) para o público final. Aliás, em algumas cidades foi exibido uma pré-estreia também. O fato é! Cerca de 80% das salas nacionais estão exibindo somente “Vingadores: Ultimato. Uma distribuidora deste porte é capaz de fazer uma estratégia desta? Eu diria que não. Somente se fosse os Vingadores mesmo hahahhaah.

Enfim, confira a crítica interna do filme neste link!