kardec3.jpeg

estrelas4

Estreia nesta quinta-feira (16) a biografia do professor francês Hypolite Leon, conhecido pelo pseudônimo de “Allan Kardec”, o pai o espiritismo. O longa é produzido pela ‘Conspiração filmes’ e distribuído pela ‘sony pictures’, mesmo sendo uma produção nacional o filme se empenha em reproduzir uma França antiga, isso ficou a cargo do grande diretor Wagner de Assis (Nosso Lar).

Hippolyte Léon Denizard Rivail (francês: Lyon, 3 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869) foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita. Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos cuja investigação costumava ser considerada inadequada.

Adotou o seu pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos.

kardec2.jpeg

Não concordo muito em apoiar uma biografia que é produzida por outro país, entretanto, ‘Kardec’ demonstrou ser inigualável, irresistível e surpreendente! A produção soube exprimir o melhor de Allan Kardec, além de obter um acervo complexo e literário. Tudo isso para representar uma figura que os brasileiros tanto ama.  Agora, porque ‘Wagner De Assis’ decidiu fazer esse longa metragem? Creio que seja por causa do “espiritismo”, atualmente é uma religião muito forte aqui no Brasil, logo o povo carece de um cinema Kardec … O povo clama! E os especialistas atendem a este pedido! Que aliás, foi atendido de forma esplêndida e fantasmagórica 👻

Outro ponto a se notar é o triple imagético (Direção, direção de arte e direção de fotografia), tudo é construído de forma bem especial… Tive a impressão que eu estava assistindo uma megaprodução Hollywoodiana, e não a uma produção brasileira. Confesso que fiquei de boca aberta enquanto  gozava de alegria… Isso tudo porque eu vi o trabalho formidável da fotografia! Que aliás, soube contar a história muito bem através da luz. Claro que a direção de arte também não fica atrás, impecável!

kardec.jpeg

Portanto, ‘Kardec’ é uma biografia fabulosa, que devemos exibi-la nas salas de aulas e nas faculdades de história. -Alô! Marcos Napolitano poderia divulgar este filme por favor? Enfim, que produção maravilhosa!!!! Vai ser difícil este filmaço ultrapassar a bilheteria dos blockbusters americanos, mas nada é impossível! Até porque o “espiritismo” com certeza vai encher as salas de cinema.