0968746.png-r_512_288-f_jpg-q_x-xxyxx

Chega aos cinemas no dia 3 de outubro “A turma do Pererê.doc”, documentário que aborda  o personagem Pererê, criado pelo cartunista Ziraldo há mais de 60 anos e que deu origem ao primeiro gibi em cores do Brasil de um único autor. O doc é dirigido por Ricardo Favilla e distribuído pela 02 play, distribuidora responsável pelo projeto 02 play docs

“A turma do Pererê” conta com diversos entrevistados, entre as participações estão; Mauricio de Sousa, Jaguar e Laerte. 

Veja o trailer: 

Consumidos pelos HQs estrangeiros, o Brasileiro se tornou afável ao conteúdo americano. Porém, em um certo período Ziraldo tomou conta dos quadrinhos nacionais, trazendo sensibilidade, cultura, mitos, fauna e um ar mais humanista para os leitores. Em meio a tudo isto, nasce o personagem ‘Saci Pererê’, um rapaz negro e com uma só perna. 

sddefault

Quando pensamos neste personagem nos vem à cabeça o Saci de Monteiro Lobato, mas o de Ziraldo é totalmente diferente, veja as principais referências que o personagem tem:

1- Humanista e socialista

Ziraldo trouxe muito de si para os seus personagens, o Pererê  zelava pelas pessoas, cuidava do meio ambiente e lutava pelos direitos iguais. 

2- Um Pererê comunista? 

Zeraldo é um simpatizante do ‘comunismo’, na época do golpe militar o personagem Pererê sofre um ‘coma abusivo’ trazido pela ditadura. Ziraldo fica desempregado, mas logo consegui um emprego de cartunista no jornal Pasquim. 

3- O poema concreto

Outra características primordial de Ziraldo é sua poesia concreta, ou seja; Pererê era um quadrinho para adultos e para pessoas mais críticas. 

Enfim, “A turma do Pererê.doc” não é nenhum ‘tremendo’ documentário, mas pode (e deve) ter o seu lugar nas escolas brasileiras.